Um dos brinquedos infantis , que mais me chamaram a atenção foi o esconde-esconde,realizado praticamente por todas as crianças durante um certo periodo da vida.
No meu entender , o mais interessante nesse jogo é o modo diferente como o realizam em diferentes idades.
Tradicionalmente, as crianças designam uma delas para "bater cara" , isto é , permanecer sem olhar para outra durante um certo tempo( geralmente contam até 20, 30), enquanto se escondem. Cada uma delas procuram se esconder o melhor possivel , existe um "pique",o lugar onde se "bate cara. Se uma das crianças escondidas conseguir chegar a ele antes que seja vista, estará "salva". O "pegador" tentará achar onde cada uma delas está escondida, antes que se "salvem".
As crianças pequenas que conseguem realizar esse brinquedo, costumam esconder apenas o julgado que assim o pegador não as vê. As crianças um pouco mais velhas, escondem parte do corpo, tornando-se, assim, facilmente visíveis. Somente as maiores (final da primeira infância) sabem ocultar todo o corpo, de modo a não serem vistas.
Sintese
Lúdico explícito, nada mais é que um jogo, uma brincadeira que outras pessoas que não estão participando conseguem observar e vê do que se trata.
No resumo anterior, o autor tentou passar sobre o jogo do esconde-esconde, esse por sua vez, é um grande exemplo exemplo de jogo lúdico explícito, ou seja, de fácil identificação. Mesmo que o autor ressalte em seu texto a dificuldade que as crianças menores tem em entender o jogo, com o exemplo que ele dá que elas simplesmente escondem a cara e acham que já se esconderam, mas entretanto, até elas com pouca idade já identificam a essência desse jogo.
Temática
O pai foi encontrar seu filhinho de quatro anos brincando "de trenzinho" na frente de uma fila de cadeiras . Quando foi beija-lo , lhe disse-lhe o menino: "Não dê beijo na máquina , Papai, senão os carros não vai acreditar que é verdade" . Todavia conforme já salientamos, esta consciencia do fato de só "fazer de conta" no jogo não impede de modo algum que ele se processe com maior seriedade , com um enlevo e um entusiasmo que chegam ao arrebatamento e, pelo menos
temporariamente ,tiram todo significado da palavra "só" da frase acima.
Sinese
Lúdico Implicito brincadeiras que só quem está envolvido consegue identificar só de olhar,quem está de fora não identifica de imediato.
O exemplo acima ilustra bem isso o pai não identificou que o filho estava brincando de trenzinho e foi advertido quando foi lhe dar um beijo. O filho estava num momento de ludicidade implicita
Fontes: Livro Educação de Corpo Inteiro Freire,João Batista
Texto: Homo Ludens O jogo como elemento da cultura, Johan Huizinga
Nenhum comentário:
Postar um comentário