segunda-feira, 24 de maio de 2010

Jogos Cooperativos

Os jogos cooperativos nasceram a milhares de anos atrás, quando membros das comunidades tribais se reuniam para celebrar a vida em volta de uma fogueira, de acordo com Orli.ck, 1989.

Na educação física, o esporte aparece com mais amplitude, levando em consideração que esporte é mais competitivo :

Segundo Soler 2006, " A Educação Física tem uma relação muito forte com a competição por causa do esporte, já os jogos são elementos mais utilizados, porem se ministrado de uma forma competitiva pode excluir os alunos".

Quando aplicados apartir do cooperativismo são um escape dessa realidade assim nos desvencilhando da competitividade do mundo em que vivemos.

" sociedade capitalista é competitiva valoriza o individualismo e orienta que a produtividade tem na competição um único caminho", Correia, 2006

O uso dos jogos cooperativos na prática pedagógica, possui beneficios coletivos e individuais.

Para o coletivo trabalha o grupo, assim expandindo relações amistosas e rompendo os muros das escolas e levando a uma mudança social, intervindo na realidade do ambito escolar.

Como tambem trabalha o individual de cada aluno, sua inclusão ao grupo, o prazer de fazer parte de um grupo auto estima , confiança e respeito mutuo comunicação e entusiasmo e suas relações sociais e participação mais afetiva.

Brroto 2001, faz menção a respeito dos beneficios dos jogos coletivos e individuais dos jogos cooperativos.

" Os jogos cooperativos são formas de compartihar, e unir pessoas , despertar coragem para assumir os riscos, tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso .
Eles reforçam a confiança pessoal e intrapessoal,uma vez que ganhar e perder são apenas referencias do aperfeiçoamento de todos".


O termo fair- play se faz presente nos jogos cooperativos


Fair-play significa jogo limpo, a busca ética e moral no esporte. O cooperativismo é a forma de jogo limpo, pois não há necessidade de trapacear, todos estão juntos buscando o mesmo objetivo a integração, interação inclusão diversão.

Vloet,2006, entende-se fair-play , não apenas como a prática desportiva com honestidade como também valores como saúde e a integração social. Contudo a maior finalidade do fair-play naõ é o desporto como instrumento para a prromoçaõ de valores, mas antes alcançar uma prática uma prática desportiva moderadamente sã.


Interação e competição - Dança do Tapete

Regras: os participantes deverão se manter de pé em tapetes que serão retirados que serão retirados toda vez que a musica parar, eles dançarão em volta do tapete até que a musica pare, nesse momento eles terão de correr e ficar em cim do tapete. O intuito da brincadeira e promover a cooperação entre os participantes,pois dado o momento em que os participantes, dado o momento em que a quantidade de tapetes for diminuindo, o espaço também será e estes terão de se ajudar para conseguir que a maior quantidade de participantes permaneça até restar o ultimo tapete.

Nessa dinâmica trabalhamos tempo de reação,noção de espaço,respeito ao corpo do companheiro,além de integração e socialização.

2-Competição e Cooperação- Corrida com bexigas


Regras: Duas e equipes formadas por meninos e meninas tem que levar bexigas cheias de ar ou água comprimindo entre o abdomem de dois membros do time que tem que atravessar a quadra para que a próxima dupla de colegas pegue a bexiga sem a ajuda das mãos. Bexigas pelo abdomen e testa tambem são utilizados para aumentar o gau de dificuldade.Caso um time ganhe mais que o outro pode haver uma reorganização para que o jogo fique mais equilibrado.

Essa atividade desenvolve a capacidade de interação, nela todos os participantes irão interagir e o movimento do parceiro será influenciado pelo movimento do outro.

O grupo compreende o cooperativismo uma manifestação de contribuição, para maior autonomia do aluno, sendo mais rerflexivo e participativo.


3- Inclusão e Participação- Futebol adaptados para deficientes


Regras: os participantes serão vendados e ficarão sentados na quadra uns de um lado e outros do outro, um participante ficará no meio (sem vendas)e irá orientar os que estão vendados para que lado irão se locomover para evitar que a bola que será rolada pelo participante que está em sua frente passe pelo gol. A pontuação será marcada toda vez que a bola ultrapassar a linha de fundo. A bola não poderá ser arremessada, apenas rolada.

Esse jogo promove a confiança no outro, pois ele irá conduzir o parceiro para a direção correta, essa atividade é de inclusão e pode ser ministrada para deficientes visuais,e físicos assim promovendo inclusão e integração dos mesmos na sociedade entre si.


Referencias Bibliográficas


Jogos cooperativos nas aulas de Educação Física( Marechal Cândido Rondon)
Jogos cooperativos: se o importante é competir o fundamental é cooperar(Brotto,F.o.2000)

Jogos cooperativos para Edução infantil.(Soler R. 2003)
Trabalhando com jogos cooperativos.(Correia M.M. 2006)










segunda-feira, 17 de maio de 2010

Trabalho sobre o corpo: Corporeidade


Foram levantadas várias questões sobre esse tema que é a nova tendencia da ciência moderna , e nas relações de nosso grupo de apresentações de trabalho tentamos relacionar o anel tetralógico , desordem, reorganizações de idéias, situação problema até chegar em uma ordem.
Fizemos a relação com o trabalho que o professor pediu para ser refeito que era o trablho sobre o corpo, ou seja , pensamos na primeira situação que o trabalho estava bom ou seja entra na questão da ordem, mas aí o professor disse que não era aquilo que ele esperava ou seja criou a chamada situação problema, nós nos reorganizamos nossas ídéias até chegar novamente em uma nova ordem, mas tambem o professor explicou que esse efeito do anel tetralógico nunca acaba ou seja, quando chegar em uma certa ordem satisfatória como chegou o nosso trabalho refeito sempre virá outra situação problema para colocar uma nova desordem. essa é a idéia do anel tetralógico.
Fiz tambem outra relação desse tema apartir de uma citação de Carmen Lúcia Soares, livro "Corpo prazer e Movimento", que reúne um coletivo de autores pubilcado pelo Sesc São Paulo,em 2002 em seu textual ela cita:
" Se partilharmos da idéia de que a educação é um processo cultural no qual estamos inseridos cotidianamente, temos a certeza, então, de que somos educados por tudo que nos rodeia, da palavra à arquitetura de nossas casas, escolas, prédios onde trabalhamos, ruas e espaços destinados às práticas corporais, elas mesmas, formas especificas de educação."
Pensando nessa citação fiz outra relação quando ela diz prédio onde trabalhamos pensei logo onde eu trabalho, pois trabalho em zeladdoria de prédio então procurei fazer uma relação com o meu trabalho e consegui achar relações com os rádios, pois trabalhamos com rádios intercomunicadores e com eles tem a questão dos códigos de linguagem "QAP" "TKS" "QRB" etc.
São codigos de segurança , mas dá para fazer relações com o jogo quando Huizinga fala sobre o jogo da linguagem , ou seja , só conhece esses códigos de segurança os funcionáros que estão nesse certo "jogo" os que estão de fora ,ou seja, os moradores não sabe do que se trata. Ou seja pode se aprender sobre a maéria estudada não só na faculdade mas fora dela, essa, é a questão da corporeidade e da totalidade.

Pesquisas: Homo Ludens: Huizinga , Johan
Cultura de Movimento: Carmen Lúcia Soares, Livro: Corpo Prazer e Movimento , Sesc São Paulo

terça-feira, 11 de maio de 2010

Filme : Entre os muros da escola

O filme aborda muito sobre o aspecto da falta de cooperação que havia entre os alunos da escola por onde se desenrola toda a história desse filme. Não existia nenhuma interação positiva entre professor e alunos, e nem entre os próprios alunos um para com o outro.
O professor em algumas partes do filme até tentava o processo de integração , por isso pediu um auto retrato para cada um dos alunos, para tentar ter uma visão não só de um corpo ali parado muitas vezes só recebendo informações como até podemos citar autores que batem de frente com esse aspecto(Freire,João Batista).
O filme é Frances mas mostra muito do aspecto que anda nossa educação aqui no Brasil, porque tem um trecho do filme que mostra que o professor acabou dando um grande "deslize" , quando em uma discusão com duas alunas acabou dizendo que as duas tiveram atitudes de vagabundas. Isso chamou muito a atenção até porque nós futuros professores saber como articular as palavras durante um momento de adversidade. mesmo que você esteja com a razão.
Mostra também como os alunos ficam na chamada "zona de conforto " como quando foi perguntado a um aluno qual a matéria ministrada na escola que ele mais gostou. E ele respondeu :
Todas.
O professor o questionou: Por que todas?
E ele respondeu:
Porque tudo o que o professor passa para os alunos é bom.
Notem que é bem o aspecto de um aluno que só aderiu essa regra mas não sabe o porque, simplesmente é bom é o chamado respeito as regras capitalistas como citado no artigo de Valter Bracht.
E tem no final o jogo, que é o futebol dos alunos com os professores no final do ano letivo(fim do filme).

Fontes: Freire, João Batista e Valter Bracht
Livro: Educação de Corpo inteiro e trecho do artigo: " criança que pratica esportes aprende as regras do jogo... Capitalista"

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Aulas com Video Games


Aulas com video game foi ministrada pelo professor Laércio, foram trazidos jogos de Surf,Basquete Tenis e Skate.

Tenis

O jogo no video game é bem de acordo com o jogo real pode ser jogado em Single que significa jogar um contra o outro ou em Dupla dois contra dois.
Se o jogador sacar fora da linha é falta quem fizer acima de 40 pontos ganha o game .
Ace quando você faz o ponto direto dois saques errados perde o ponto e etc...

Basquete

4 games de 12 min. você tem 24 min para fazer o arremeço. O toco só pode ser feito quando a bola estiver na ascendente quando estiver na descendente é considerado falta mais de 5 faltas o jogador é excluido do jogo.
A pontuação são 2 pontos se arremeçar de fora do garrafão são três pontos.


Sintese


Isso mostra que com um jogo de video game se pode aprender sim depende muito de como se é utilizado. Isso entra na idéia da corporiedade como tem um trecho de um artigo de Carmem Lúcia Soares que ela cita:
" No ambiente cultural se pode aprender não só no ambiente escolar mas, em tudo que está em nosso redor , na rua , nos prédio em que trabalhamos "
Isso é a idéia da corporiedade, até no video game por mais que não pareça pode sim se aprender.






Trabalho sobre lutas




Muay-Thay








Relações com as temáticas de aula








É uma luta que originalmente em sua história teve características muito forte de cooperação, pois o Rei da Thailândia (país de origem dessa luta) incentivava seus soldados a praticar a luta para cooperar com a defesa do reino contra possíveis guerras .Em sua classificação esportiva baseado na classificação (Devis e Pierrô)pode ser classificado como Esporte em que há interação direta com o adversário e com oposição , também é individual.


No estilo mais de apresentação de lutas tem caracteristícas de jogo , pois em sua origem se usa o cotovelo como recurso originário dessa luta, já em sua caracteristica esportiva, não tem o aspecto da sociabilização e em muitas organizações é vetado o uso do cotovelo como recurso , além do forte aspecto do capitalismo , como as bolsas de apostascomo as que ocorrem em Bankoc capital da Thailândia .


Também tem caracteristica com a guerra porque os thailandeses no começo utilizavam armas na luta .


Como ele tem caracteristicas do Boxe pode ser adaptado nas escolas pois com a luta se adquire muita coordenação motora, a pessoa que pratica lutas fica mais tranquila sabe respeitar mais o proximo e não sai brigando na rua.